sexta-feira, 20 de abril de 2007

O conceito de paixão


"Que se represente um homem transtornado, arrebatado por uma paixão violenta por uma mulher ou por uma grande idéia: como o seu mundo se transforma. Se olhar para trás, sente-se cego. Se auscultar o que vem dessa direção, só perceberá um ruído surdo e vazio de sentido; mas o que notará jamais lhe pareceu tão verdadeiro, tão próximo, tão colorido, tão lumionoso, como se pudesse abarcá-lo com todos os seus sentidos de uma só vez. Todas as suas apreciações são modificadas e desvalorizadas. É o estado de espírito menos eqüitativo que há no mundo, estreito, injusto com o passado, cego às advertências, um pequeno turbilhão de vida num coração de um mar de trevas e esquecimento".


Nietzsche - "Segunda Consideração Extemporânea"


E você? Já sentiu isso? Sentiu mas não assim? Não entendeu nada do que está escrito e ficou esperando com cara de babaca o fim da piada ?


Comentem !

21 comentários:

Anônimo disse...

Me encaixo na ultima pergunta.

Gabito disse...

Veja bem, Marcos... A prática mostra que o desenvolvimento de formas distintas de atuação acarretam um processo de reformulação das nossas opções de desenvolvimento futuro.

Essa é apenas a minha opinião.

Mkto disse...

Apaixonar-se é o motivo de viver.

Me surpreendeu o post. Parabéns.

João Magalhães disse...

Gabito colou uma frase do chefe ...

Marcos disse...

Deve ser a meta da equipe....

Babi disse...

Quero me apaixonar também. Sugestões?

Gabito disse...

Babi,
já comeu a farofa de ovos do Barra Brasa??

Anônimo disse...

BABI,
Sugestão #1 - Abra seu coração.

em breve, mais sugestões..

Anônimo disse...

Eu sempre tenho sugestões...

Tuco disse...

Se há paixão, é porque não vai dar certo. Esse é o meu lema.

Isso junto com "se o valor do seu salário pertence a N*, você ganhará mais que eu a partir de maio". Isso se é que alguém lembra o que é N*.

Boa sorte para os que não vieram das Trevas (é com letra maiúscula sim senhor).

Anônimo disse...

eu acredito no amor. vc tuco, é um bobo por nao acreditar. trevinhas.

Leo disse...

ja me senti exatamente assim.

Acho q no fundo o Tuco tem um pouco de razao, porem...

A sugestao do Gabito foi muito pertinente.

Sinto falta de comentarios especializados do psi da galera, que deve entender de Nietzsche e, ao que parece, entende cada vez mais de paixao tb, ou seria cada vez menos?...

Ninguem vai comentar sobre a mulher do quadro do Dali sendo enrabada??? (eh do Dali, neh?)

Beijo.

ps:Saudade da Renatinha. Por favor, quando puderem postem(?) mais fotos da musa agregada.

um pouco de saudade de vcs tb...

Mkto disse...

Na boa, quem é esse Leo???

O amor é algo complicado. Já acreditei, e hoje tenho minhas desconfianças. Em partes concordo com alguns acima, mas definitivamente o menino das tREVAS me parece o mais abalado...

Em breve, mais da renatinha..

ps - enqt isso..tem ex-bbb com cel de gente aê!! q magávilha filho..

Gabito disse...

Leo é aquele cara amigo do Tail...

Anônimo disse...

ansioso pelo proximo post..bem q podia ser todo dia um novo post..

B! disse...

Na oportunidade que tínhamos de desenvolver uma discussão do caráleo, nos prendemos, mais uma vez, à respostar imbecis. Finalmente um post sério no blog (e agora que sei que pode vou começar a postá-los) e que incita uma discussão muito boa.

Vamos lá:

Paixão é uma forma de nos encontrarmos diante do desconhecido - mas um desconhecido gostoso, excitante, que nos torna mais vulneráveis, mais medrosos e duvidosos de nossos próprios pensamentos. Amor, pra mim, como já descrevi no blog é um "sentimento que criamos [que] é altamente moldável, manipulável, descastável, mutável. Tudo, na minha percepção, resume-se ao básico sentimento de tesão e conforto. O amor muda quando a variável tesão passa a ser menos peso em relação à outra, mas nem por isso deixa de ter importância na equação. Quando uma das variáveis torna-se nula, ou o relacionamento fica insuportávelmente chato (tesão = 0), ou fica doentio (conforto = 0). O amor foi feito para que nós pudéssemos entender essa equação e pudéssemos nos contentar em chamar nosso conforto de amor eterno. Ou nosso tesão de amor depois de duas semanas de namoro".

Paixão é saudável e gostoso. Não podemos nos deixar ficarmos de coração gélido, analisando demais as pessoas a ponto de nunca conseguirmos nos entregar. Já me fechei demais. Não posso, nem quero, mais isso.

É necessário sim poder sentir aquele maravilhoso calafrio antes de abordar alguém pela primeira vez, de poder sentir suas mãos suar de nervoso quando estás próximo do primeiro beijo. Não me deixo mais acreditar que não existe ninguém perfeito pra mim.

Existe sim, basta só eu parar de implicar com tantas coisas e deixar com que pessoas maravilhosas adentrem meu coração e possam, com tempo, fazer moradia num espaço pra lá de empoeirado.

Tuco disse...

[OFFTOPIC]
Não vejo problema nenhum nos posts não sérios, e muito menos nas respostas engraçadas. Aliás, muitíssimo pelo contrário.

Não que eu esteja criticando o seu pertinente post, Marcos... mas é que quando alguém (neste caso específico, a Vovó) vem com o discurso de que 'post bom é post sério', sinto a necessidade de me manifestar a favor da outra vertente. Eu passo o dia inteiro lendo coisas sérias, e, por isso, sou fã mesmo é dos posts retardados.

E tenho certeza que Adamastor Roberto e Renatinha concordam comigo.[/OFFTOPIC]

Tá. Bom, digam o que for. Pra mim, paixão só me trouxe frustração até hoje. Relação absolutamente superficial é o que há.

Mkto disse...

Tuco,

Posso te apresentar uma amiga?

B! disse...

Não disse que posts imbecis não são bem-vindos, e sim que, quando um sério aparece, seria legal termos uma discussão de verdade, com respostas pertinentes e legais - sem sacanagem e sem imaturidade.

Achei o posto do caráleo, e também vi nele uma oportunidade para as pessoas que lêem essa merda, e sempre perdem a linha falando merda, terem uma chance de mostrarem uma faceta mais adulta.

Ledo engano.

Tuco disse...

Hmmm. Entendo. Mas discordo de vc mais uma vez. Na minha opinião, comentários retardados rulez tb. Se todo mundo escrevesse posts do tamanho do meu anterior, cheios de reflexões profundas sobre o assunto, eu, pelo menos, definitivamente não leria tudo.

Just my 2 cents.

B! disse...

We'll just agree to disagree then, as usual. =)